deputado Chico Viglante Deputado Ricardo Vale Deputado Wasny de Roure

Os militantes do Distrito Federal estiveram desde o início na luta pela criação do Partido dos Trabalhadores. Núcleos de base já tinham sido formados no Plano Piloto, no Gama, no Guará e em Taguatinga antes mesmo de 10 de fevereiro de 1980, quando muitos militantes brasilienses participaram da fundação do Partido dos Trabalhadores, no Colégio Sion, em São Paulo. Como na época não havia eleições no Distrito Federal, o PT-DF não era reconhecido legalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas sua comissão regional provisória tinha legitimidade perante a direção nacional do partido. Um representante de Brasília integrava a comissão nacional provisória que trabalharia para legalizar o partido mediante número mínimo de filiações em todo o País.

Como os eleitores do DF não tinham o direito de votar, os militantes do DF trabalharam intensamente para fazer filiações em municípios do Entorno, em Goiás e Minas Gerais e assim contribuíram para legalizar o partido. Os membros do PT no DF eram sindicalistas, estudantes, integrantes de movimentos populares e profissionais liberais. A maioria vinha das lutas políticas e estudantis dos anos 1960 e 1970. Um grupo expressivo veio do Movimento dos Incansáveis Moradores da Ceilândia, que lutava pelo direito dos moradores de comprar lotes a preços dignos e por infraestrutura básica. Logo foram constituídos núcleos de base em todas as cidades do DF e vários núcleos de categorias profissionais.

Os militantes do PT atuavam intensamente no movimento sindical, sendo muitos dirigentes de entidades resgatadas de pelegos que as dominavam desde 1964.  Tinham forte presença também no movimento estudantil e nas entidades comunitárias. O PT ajudou a construir o Comitê pela Representação Política do Distrito Federal, formado por partidos e entidades da sociedade civil. A luta pelas eleições em Brasília teve uma primeira etapa até 1986, quando o Senado Federal aprovou eleições para deputados federais e senadores do DF, e foi até 1988, quando a Constituinte aprovou as eleições para governador e deputados distritais.

O PT tem um dos maiores números de filiados no DF.

Segundo pesquisa o PT é o mais querido por cerca de 20% da população.

 

Informativo dos distritais

Receba o informativo do Distritais do PT
Please wait

Facebook

Dep. Chico Vigilante

Dep. Wasny de Roure

Dep. Ricardo Vale