deputado Chico Viglante Deputado Ricardo Vale Deputado Wasny de Roure

O nordestino Francisco Domingos dos Santos saiu de Vitorino Freire no Maranhão rumo ao Planalto Central. Como a maioria dos que chega à capital federal, com a bagagem repleta de sonhos, sendo o principal deles o de vencer na cidade grande. Determinado, Francisco logo arrumou uma oportunidade como vigilante. Na solidão do trabalho noturno, tinha como companhia um radinho de pilhas onde ouvia entusiásticas declarações de outro trabalhador, representante de muitos companheiros no ABC paulista: Lula da Silva. Aquele que mais tarde viria a ser um grande amigo e companheiro de legenda foi primeiro ídolo e referência para a formação do caráter sindicalista de Chico Vigilante.

“Eu ouvia o Lula falar no rádio e pensava comigo mesmo: quero ser como ele!”, conta. E se tornou. Com uma dose de sonho idealista e muita determinação, Francisco Domingos se tornou um sindicalista aguerrido igual a Luiz Inácio Lula da Silva. Mais tarde um dos maiores companheiros de legenda.  Na Capital federal, casou-se com dona Lindalva e teve com ela dois filhos: Leila e Flávio. Sua grande riqueza.

O início – Francisco virou Chico Vigilante. Em 1979, entrou para a vida pública com a criação da Associação dos Vigilantes do DF, posteriormente transformada em Sindicato, do qual foi presidente entre 1984 e 1990.

Chico Vigilante ajudou a fundar o PT-DF, que presidiu por três vezes. Antes disso, esteve à frente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, por nove anos consecutivos, onde também participou da criação.

O Político – Em 1986, o vigilante obteve uma votação bastante expressiva como candidato a deputado Constituinte, mas não tomou posse por conta do quociente eleitoral. “Naquela época, a população de Brasília era muito mais politizada. Fiz uma campanha extremamente modesta. Eu e o professor Lauro Campos íamos à Rodoviária e o único instrumento para divulgar a campanha era um megafone”, relembra Chico. E emenda, com mais um trecho de história. “Teve até uma matéria do Correio Braziliense, cujo título era Um professor e um vigilante dando aula na Rodoviária. E era isso mesmo! Encostados nas escadas, um segurava o megafone para o outro falar”, narra.

Câmara dos Deputados – As histórias cheias de emoção não param. “Em 1989, tivemos um momento mágico da eleição do Lula, que ganhamos aqui em Brasília. Foi o capítulo mais emocionante, mais bonito da minha vida”, revela. Em 1990, Chico foi eleito deputado federal e reeleito em 1994 como o mais votado de Brasília e, proporcionalmente, do Brasil. 

Câmara Legislativa – O vigilante tornou-se um dos maiores expoentes do PT no Distrito Federal. Em 2002, eleito deputado distrital, levou para a Câmara Legislativa a mesma forma de trabalhar que desenvolveu na Câmara Federal. De forma efetiva, atuou nas áreas de segurança, saúde, defesa do consumidor (CPI dos Combustíveis), educação, ocupação do solo e moralização do Poder Legislativo.

Chico retorna à Câmara Legislativa, depois de ser eleito em outubro de 2010, para novos desafios. Os instrumentos são os mesmos: coragem, determinação, ética e transparência. Seu retorno coincide com o que ele mesmo define como sendo um dos momentos mais importantes da sua vida como parlamentar: O PT no comando do Governo do Distrito Federal, outra vez com o desafio de moralizar Brasília. Tendo no comando do Brasil, o pulso firme da primeira mulher presidente do país, a petista Dilma Vana Roussef.

“Por tudo o que o Lula representou e o avanço de eleger uma mulher, quero dar sustentação ao governo da companheira Dilma Roussef aqui no DF, e o primeiro passo é ajudar o governador Agnelo a moralizar Brasília. E aqui na Câmara, junto com meus companheiros de bloco, resgatar esta Casa tão desacreditada pela população do DF”, afirma Chico Vigilante.

 

Telefone: 3348-8090

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.chicovigilante.com.br

Facebook: facebook.com/chicovigilanteoficial

Twitter:

Informativo dos distritais

Receba o informativo do Distritais do PT
Please wait

Facebook

Dep. Chico Vigilante

Dep. Wasny de Roure

Dep. Ricardo Vale